quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Libertando-se de velhos pré-conceitos?
4º Pergunta: Essa discussão tem me levado a refletir sobre o caráter do conhecimento. O aumento do conhecimento reflete necessariamente na redução de fé? Explico, será que um indivíduo que busca o conhecimento, obrigatoriamente "perde" a Fé?

Resposta:
 Meu amigo se você observar atentamente, o imperativo bíblico é de busca do conhecimento e a origem da fé bíblica  depende diretamente da busca do conhecimento. O texto diz que a fé vem pelo ouvir da palavra de Deus, ou seja, da busca de um saber  mais aprofundado da existência humana e a busca do divino em cada um de nós, pelo prisma do conhecimento superior e não do imediato ou parcial advindo da cultura  e sendo, portanto, local e temporal.
  Sem dizer que fé é um conceito excludente, ou seja, fé é sempre fé em alguma coisa. Fé na fé é bobagem de crente idiotizado por não ler a bíblia. A fé tem seu crescimento associado ao aumento do conhecimento e não o contrário. Fé sem conhecimento é histeria, crendice, folclore, tudo menos a fé autêntica que só advém da busca sistemática do conhecimento. 
  Em outras palavras a fé vem pela testa e texto, testa e texto... fora disso adentramos os domínios do misticismo religioso, onde imperam as simpatias, as liturgias, a idolatria de homens e besteiras afins.

Caro leitor, não deixe de postar seu comentário. Acompanhe também as Mensagens de Simplicidade na barra lateral do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário